Da Redação - FocoCidade
A crise nos hospitais filantrópicos, desta vez pontuada no Hospital Vale do Guaporé, a "Santa Casa", em Pontes e Lacerda, foi pauta de reunião com o governador Mauro Mendes (DEM) e parlamentares, como o deputado estadual eleito Dr. Gimenez (PV) que alertou sobre a gravidade do quadro no município.
O parlamentar, juntamente com vereadores, prefeitos da Região Oeste e os deputados Dr. Leonardo (SD), Xuxu Dal Molin (PSC) e Valmir Moretto (PRB) reuniu-se na terça (29) com o governador e o secretário de Estado de saúde, Gilberto Figueiredo, para discutirem uma solução para a situação crítica do Hospital Vale do Guaporé, a "Santa Casa", em Pontes e Lacerda, que está sem receber repasses financeiros do Governo do Estado desde maio do ano passado.
Com alguns salários atrasados, falta de materiais e de suporte para trabalho, o hospital ameaça fechar as portas. Fábio Hebert, gestor do hospital destacou que a solidariedade da população de Pontes e Lacerda e os eventos beneficentes realizados pelo Hospital que conseguiram manter o hospital de portas abertas até então. "Precisamos que o governo pague pelo menos uma parte dos repasses atrasados, senão infelizmente teremos que fechar as portas", disse.
Dr. Gimenez afirmou que a soma de forças entre diretoria da unidade, vereadores, prefeitos da região e deputados é fundamental para que o Hospital Vale do Guaporé não encerre as atividades. "Não podemos deixar que esse hospital acabe. Sem ele, mais de 200 mil pessoas de Pontes e Lacerda e região ficarão sem atendimento e muitas vidas poderão ser perdidas", declarou.
O deputado Dr. Gimenez destacou ainda que um possível fechamento da "Santa Casa" pode acarretar sérios problemas na saúde a nível estadual. "Se ela fechar as portas, teremos um sério colapso na saúde em Mato Grosso, pois pacientes terão de ser encaminhados para o Hospital Regional de Cáceres e até mesmo pros hospitais de Cuiabá e Várzea Grande. Vou lutar pelo fortalecimento não só da Santa Casa, mas da saúde na Região Oeste como um todo", concluiu.
Ao final da reunião, o governador Mauro Mendes foi categórico em afirmar que o Estado está em crise, e firmou acordo para o pagamento de 2 parcelas dos repasses, divididos em 2 parcelas, sendo uma neste mês e a segunda em fevereiro. "Sei da importância e da necessidade do Hospital Vale do Guaporé, e não posso mentir ou ser desleal. A situação financeira do nosso Estado é crítica, mas aos poucos, até o fim do ano, colocaremos essas contas em dia", concluiu Mendes.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco